14º DOMINGO DO TEMPO COMUN

14º DOMINGO DO TEMPO COMUN

DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS

Lucas 10

1ª Leitura: Is 66,10 -14c

A restauração de Jerusalém é anunciada num quadro familiar como uma mãe que dá a luz, cuida, alimenta e consola seu filho assim Deus consola seu povo. O Senhor promete fazer correr a paz como um rio de Jerusalém para o mundo. A cidade que antes do exílio foi considerada símbolo da corrupção moral e religiosa agora será símbolo da paz, ou seja, da prosperidade e da benção.

 

2ª Leitura: Gl 6,14-18

Paulo finaliza essa carta desejando ao Israel de Deus paz e misericórdia.O único motivo de glória para o apóstolo é a cruz de Cristo. É dessa cruz que todos nós nascemos para um vida nova em Cristo. Aos seguidores de Jesus é anunciado a paz e a misericórdia como dom de Deus, fruto do Espírito Santo (Gl 5,22).

 

Evangelho Lc 10,1-12.17-20

No evangelho de Lucas são convidados para missão além dos doze os setenta e dois, ou seja, a missão deve atingir a todas as nações através da igreja. Jesus instrui seus discípulos sobre tudo que eles enfrentarão: as dificuldades e os desafios. E os envia como mensageiros da paz.

 

Pistas de reflexão

Os discípulos são os anunciadores da paz, são enviados para anunciar que o Reino de Deus está próximo, esse reino é um reino de paz (Is 60,17), no entanto existe uma paz falsa que é a injustiça,a verdadeira paz é fruto da justiça (Is 60,17,Sl 85,11). Shalom que quer dizer paz em hebraico é a saudação dos judeus, não significa somente ausência de guerra, inclui a prosperidade, plenitude, benção de Deus. A paz é a saudação de Jesus Ressuscitado aos seus discípulos. Ser discípulo-missinário é lutar para que essa paz aconteça,é buscar na nossa vida destruir a injustiça em nós e ao nosso redor.

 

Ir. Luciene Lima Gonçalves, NJ

Graduada em Filosofia pela FCF – Fortaleza-CE e em Teologia pela FAJE – Belo Horizonte-MG.

Voltar ao Topo