Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão!

Mt 5,20-26 – “Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão!”

  • Leitura: O que o texto diz?

É necessário prestar bem atenção no zelo que Jesus tinha em reunir seus discípulos ao seu redor. Suas palavras e ensinamentos sempre visavam à prática do amor sincero entre eles. Durante a leitura do texto, você pode perceber que Jesus ressalta a tradição do povo de Israel para confirmar como a vida do outro é preciosa, a ponto de que o mandamento da Lei do Senhor ordena: “Não matarás!” Qualquer atitude que desconsidere a vida do outro, agredindo-o verbalmente ou fisicamente terá consequências na vida de quem a praticou. A aliança que Deus fez com seu povo exige que os mesmos vivam unidos como povo eleito. O culto a Deus, a oferta realizada no Templo só tem sentido se quem participar estiver com o coração em paz com seus irmãos. Isso revela que não há separação entre fé e a conduta, o qual devem ser praticadas na comunidade dos fieis. Se você desejar, fique à vontade para realizar mais uma leitura.

  • Meditação: O que o texto me diz?

A vivência da reconciliação é fruto da nossa relação com Deus. Pode-se aprofundar mais esse trecho do Evangelho de Mateus. Jesus deseja que seus discípulos não se acomodem na mediocridade das relações humanas de seu tempo. Os mestres da Lei e os fariseus sabiam muito da Lei do povo de Israel, mas não praticavam. A relação entre os discípulos não podia permanecer na superficialidade de um grupo de conveniência ou em práticas religiosas mecânicas. Viver em paz com o outro que comunga com o mesmo estilo de vida de Jesus é atualizar a aliança de Deus com seu povo.

  • Oração: O que o texto me faz dizer?

A confrontação com o texto bíblico gera em nós a confiança de conversar com Deus. Quando a Palavra de Deus cai como uma semente em nosso coração ela faz brotar nossa resposta a Ele. Peça a Deus a graça de superar toda e qualquer superficialidade nas suas práticas religiosas, principalmente quando você estiver intrigado com alguém. Peça a graça da reconciliação para você poder viver com coerência o projeto de Deus em sua vida. Ele quer que todos os seus filhos e filhas vivam na verdade.

  • Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?

Não há mais palavras nesse momento. Você está repleto da presença de Deus. A partir da experiência da reconciliação você perceberá que Jesus quer que você viva em comunhão com outros irmãos chamados a fazer a vontade de Deus. Deixe crescer o louvor que significa a entrega total e incondicional nas mãos de Deus.

  • Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?

O nosso contexto de vida eclesial e comunitária requer sempre que estejamos atentos para qualquer situação de brigas e divisões. Apoie-se na busca para se reconciliar, pedindo a Deus que a unidade reine no ambiente em que você atua na Igreja. Voltemos o nosso coração ao amor misericordioso do Senhor.

Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ

*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduado em Formação para Vida Religiosa pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA-BH). Graduando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). Graduado em sociologia pela UFC.

Fonte: https://lectionautas.com.br/vai-primeiro-reconciliar-te-com-o-teu-irmao-2/

Voltar ao Topo