O verdadeiro sinal de salvação!

O verdadeiro sinal de salvação!

Lc 11,29-32 – O verdadeiro sinal de salvação!

  1. Leitura: O que o texto diz?

Leia atentamente Lc 11,29-32. Você está no meio das multidões que se aproximaram de Jesus para ouvi-lo. Alguns talvez já tiveram contato com Ele. Uns experimentaram curas; outros foram saciados com comida; outros viram demônios serem expulsos. O poder messiânico de Cristo atrai mesmo muitas pessoas! A situação de opressão, de pobreza e de tantas dificuldades provoca no povo a busca por um sinal de salvação! Jesus exorta a multidão se utilizando da figura do profeta Jonas e do rei Salomão. O profeta foi sinal de conversão para os ninivitas, um terrível inimigo de Israel. Já o rei, foi um grande sinal de sabedoria para muitas nações. Assim como eles ouviram a pregação do profeta e a sabedoria de Salomão, as multidões precisam ouvir a Boa-Nova de Jesus e se converterem, porque Ele é maior que Jonas. Ele é o Filho de Deus!

  • Meditação: O que o texto me diz?

Você sentiu a multidão ouvindo atentamente as palavras duras de Jesus. Como elas soaram em você? Leia mais uma vez Lc 11,29-32 e veja o que mais te chamou a atenção. Você se vê muitas vezes buscando um sinal ou algo extraordinário a Deus como fez a multidão? Que tipo de sinal de salvação você almeja? Como o apelo à conversão ressoa em você? Que coisas você precisa mudar em sua vida?

  • Oração: O que o texto me faz dizer?

O convite à conversão nos faz apresentar para Deus tudo aquilo que precisa ser renovado e mudado em nós. É o momento de se reconhecer pecador, sobretudo nas vezes em que não se ouviu atentamente o apelo ao amor misericordioso de Deus. Com um coração arrependido e disposto a mudar, peça ao Senhor que te ajude a enfrentar os desafios da vida e a perseverar em um autêntico caminho de conversão. Que sua Palavra provoque e alimente uma profunda mudança de vida capaz de amá-Lo sobre todas as coisas e ao nosso semelhante respeitando-o como filho de Deus.

  • Contemplação: O que o texto faz em mim?

Os sinais de conversão e de salvação estão claros agora. As palavras outrora duras dirigidas à multidão, fizeram abrir seu coração para a busca de uma genuína mudança de vida. Você está ciente do que precisa fazer e daquilo que sozinho não pode prosseguir. Deixe agora Deus tomar conta de suas inquietações. Você pode respirar profundamente e lentamente, permitindo a paz do Senhor adentrar em você através da força misteriosa de sua Palavra.

  • Ação: O que o texto me faz agir?

O chamado radical à conversão requer uma mudança de nossa realidade. Que gestos concretos podem manifestar essa conversão? Como e com quem preciso mudar? Esteja seguro de que Deus está te ajudando no caminho de conversão. Mais que a autocobrança, deixe-se ser guiado pela força do amor misericordioso de Deus.

Ir, Pe. Jackson Câmara Silva, INJ

Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Fonte: https://lectionautas.com.br/o-verdadeiro-sinal-de-salvacao/

Voltar ao Topo