Roteiro Homilético – 2º DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

Roteiro Homilético – 2º DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

Por Ir. Ana Alencar, NJ*

Estamos no segundo domingo do advento, inicio do ano litúrgico C; muito se fala sobre este tempo, que significa esperança, conversão, purificação, enfim um tempo litúrgico que nos convida a vivermos a expectativa do natal de Jesus.

Imaginemos então alguém de quem gostamos muito virá nos fazer uma agradável visita, aquela pessoa especial, aquele amigo do peito vem a nossa casa e nesta sua chegada irá nos presentear com algo muito especial.

Qual seria nossa primeira reação? Com certeza pensaríamos: que devo fazer pra que essa pessoa tão especial se sinta confortável e acolhida em minha casa? Automaticamente em nossa mente brotariam mil ideias para receber bem este convidado mais que especial para mim. Imediatamente a primeira providencia seria a de ornamentar da melhor maneira possível o espaço (casa, quarto) onde ele irá ficar; num segundo momento seria providenciar os alimentos de que ele mais gosta para melhor satisfazê-lo.

Os textos bíblicos deste domingo são: Br 5, 1-9; Sl 125; Fl 1,4-6. 8-11; Lc 3, 1-6.

Os textos discorrem exatamente sobre esta perspectiva da chegada de alguém muito especial que vem nos visitar e nos dará por presente a nossa Salvação.

Na primeira leitura o profeta exorta Israel a se manter firme na Lei de Deus; podemos traduzir esta firmeza na lei por uma atitude permanente de justiça para com todas as pessoas, principalmente com os menos favorecidos. Pois a promessa de Deus para Israel é a plenitude da justiça em meio a seu povo, e nessa atitude o povo de Israel a vinda do dia do Senhor.

Na segunda leitura Paulo admoesta a comunidade a se manter fiel às promessas e aos ensinamentos de Cristo, para que assim possam todos com o coração transbordante de alegria e paz aguardar a vinda gloriosa do Ressuscitado.

O Evangelho retoma uma das figuras chaves do Advento que é o precursor de Cristo: João Batista. Aquele que, segundo as Escrituras, veio preparar os caminhos do Filho de Deus.

Tendo por base um texto do Deutero-Isaías (Is 40), em que o autor retoma na perspectiva de um novo êxodo a libertação dos exilados da Babilônia, um êxodo maior e tão extraordinário que no desertão se abrirão estradas floridas para que o povo escolhido por Deus possa voltar de seu desterro para sua terra prometida e dada por Deus: Israel.

Porém nesse novo êxodo evocado pelo Evangelho, não existe a figura de profeta ou de outro mediador, pois agora é o próprio Filho de Deus encarnado que vem para guiar a todos para a terra prometida: O Reino de Deus; agora o povo da nova aliança é livre em Jesus Cristo e onde o prêmio Maior é a salvação.

Então, como nós cristãos devemos nos prepara para receber nosso Salvador que está às portas? Casa arrumada, iluminada, comida, festa e muita alegria. Com certeza você pensou em casa nova e reformada, árvore de natal, comida, bebida e muita alegria. Sabemos que o aspecto exterior tem sua importância, porém o que queríamos dizer com casa arrumada e iluminada era: coração arrependido e comprometido com o reino de Deus; um reino de paz e justiça, e esta justiça deve nos levar a um maior compromisso com os mais necessitados; pois somente quando partilhamos com nossos irmãos e irmãs é que podemos viver a verdadeira alegria dos filhos e filhas de Deus.

 

* é religiosa do Instituto Religioso Nova Jerusalém graduada em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (Contato: alasnj@hotmail.com)

Voltar ao Topo