Roteiro Homilético – Solenidade da Ascensão do Senhor

Roteiro Homilético – Solenidade da Ascensão do Senhor

Solenidade da Ascensão do Senhor

Glêvison Felipe L. Sousa1

A Igreja não nasceu e não vive para suprir a ausência do Senhor ‘desaparecido’, mas ao contrário, encontra razão ao seu ser e a sua missão, na permanente, mesmo que invisível, presença de Jesus – uma presença operante, mediante a potência do seu Espírito”. (Papa Bento XVI)

 

A solenidade da Ascensão de Jesus se celebra, comumente, na quinta-feira, após o sexto Domingo da Páscoa. No Brasil, por não ser feriado, a Ascensão é celebrada no domingo seguinte, que seria o sétimo Domingo da Páscoa. A semana que vai da Ascensão a Pentecostes é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

“No Cristo, penetramos nos mais altos céus”. Neste contentamento manifestado na frase de S. Leão Magno, ainda “transbordando de alegria pascal”, celebramos a Ascensão do Senhor. Jesus, já não estando preso às realidades de tempo e espaço, elevou-se para junto do Pai, levando consigo a nossa humanidade.

O prefácio II da Missa da Ascensão: “…apareceu aos discípulos e, à vista deles, subiu aos céus, a fim de nos tornar participantes da sua divindade.” De fato, pela fé e pelo Batismo, somos todos incorporados à pessoa d’Ele, através do seu Corpo que é a Igreja. Assim, Ele continua conosco “todos os dias, até o fim dos tempos”, animando a missão da Igreja, que é no mundo, o sacramento de Cristo. O Ressuscitado torna-se o Senhor da História e governa o mundo, dirigindo seu povo para a plena realização, conduzindo o universo não para a morte (para baixo, o sheol), mas para a vitória da vida (para cima, o céu). Ele não saiu da história, mas ocupa nela o lugar central.

1ª Leitura (At 1, 1-11)

Aqui temos o prólogo do livro dos Atos dos Apóstolos, onde o seu autor – Lucas – faz um breve resumo do seu primeiro livro, o evangelho (v.1) e demonstra uma continuidade entre o que foi apresentado de Jesus no evangelho e que será apresentado nos Atos dos Apóstolos. O autor retoma a perícope de Lc 24, 46-53, acentuando que a missão da Igreja na atividade apostólica terá início mediante a ação do Espírito Santo, que é a sua força animadora. Essa autoridade e poder advindos do Espírito são transmitidos através dos tempos chegando até nós (v.8). O Batismo com o Espírito, prometido por Jesus, será inaugurado pela efusão de Pentecostes. A partir daí, a Igreja faz a iniciação daqueles que querem abraçar a fé em Jesus Cristo: pelo Batismo (cf. At 2,41; 8,36) e imposição das mãos (cf. 1Tm 4,14). Finalmente, há o relato da elevação do Cristo, em meio a uma teofania (cf. Lc 9, 34-35). Nesse anúncio, inclui-se o tema da sua vinda: a plenificação do Reino de Deus (v.6). A recomendação dos anjos para que não se fique olhando para o céu revela a urgência na missão da Igreja: esperar e preparar a volta gloriosa do Senhor. Preparação que se dá nas realidades deste mundo, com vistas a uma realidade maior e futura, para a qual caminhamos.

2ª Leitura (Ef 1, 17-23) ou à escolha para o ano B: (Ef 4, 1-13)

Ef 1, 17-23

 

O texto apresenta algumas súplicas (vv. 17-18) para que a graça batismal aconteça na vida dos cristãos. O Espírito Santo (espírito de sabedoria e de revelação) faz com que a comunidade saiba três coisas: qual a esperança que o seu chamado lhes dá, qual a riqueza da sua glória e que imenso poder ele exerceu em nosso favor. Nos vv. 19-23, temos uma passagem de ação de graças, na qual o autor recorre às formulações hínicas e de credos, apresentando a grandeza e o poder de Deus manifestado na ressurreição de Jesus dentre os mortos e fazendo-o assentar à sua direita, tornando-o plenitude e plenificador da criação.

Ef 4, 1-13

Paulo exorta a comunidade contra três perigos que ameaçam a unidade da Igreja: a discórdia entre os cristãos, a divisão dos ministérios e as doutrinas heréticas. Para isso ele propõe um “programa da unidade em Cristo”. Dessa forma a Igreja será verdadeiramente um corpo, organismo vivo, ressuscitado e edificado com a graça distribuída a cada um dos seus membros. O “homem perfeito”, à imagem de Cristo, será Ele, o Cristo total: Cabeça e membros (cf. 1 Cor 12,12). Providencialmente a Igreja no Brasil propõe para esta semana a “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, na perspectiva de que, mesmo caminhando por caminhos diferentes, no final haverá “um só rebanho e um só pastor” (cf. Jo 10, 16b).

 

Evangelho (Mc 16, 15-20)

Este trecho, a conclusão do evangelho de Marcos, segue em paralelo o esquema de Mateus (cf. Mt 28, 16-20) sobre o mandato missionário e a presença de Cristoem sua Igreja: fé e batismo; crer e ser batizado. Antes, para ser salvo, bastava apenas a Lei. Agora, a condição salvífica passa pelo acolhimento do evangelho de Jesus Cristo, isto é, o testemunho que os Apóstolos darão do que se realizou em Jesus desde o batismo de João até a Ascensão.

Celebrar a Ascensão do Senhor é ser enviado em missão: “Ide por todo o mundo, proclamais o Evagelho a toda criatura” (16,15). Os sinais acompanharão aqueles que creem, pois o anúncio não consiste somente me palavras, mas em gestos, atitudes e ações contra o que é avesso ao Reino de Deus. O Senhor confirma a missão do seus enviados por meio de tais sinais.

Diz o Catecismo da Igreja Católica no seu nº 888 que “Os bispos, com os presbíteros, seus cooperadores, têm como primeiro dever anunciar o Evangelho de Deus a todos os homens”. Assim que Jesus foi levado ao céu, depois de falar com os discípulos, estes assumiram como atitude o que Ele mandou. Imediatamente o Evangelho diz que “Os discípulos então saíram e pregaram por toda a parte”. Com aquela autoridade dada do alto (Exousia), eles cumpriam com dignidade a sua nobre tarefa de anunciar e dar testemunho com a própria vida o Evangelho de Cristo. É desse modo que o Reino de Deus vai sendo instaurado neste mundo, deixando uma possibilidade de salvação a todos quanto aderirem à sua proposta. Lembrando que, a proposta do Reino é sempre uma proposta de vida nova, justiça, caridade (cf. Mt 25).

Por isso, além da Igreja hierárquica, todo batizado, participante do tríplice múnus de Cristo (sacerdote/profeta/rei) possui a missão de evangelizar, dentro das suas realidades: família, trabalho, escola. Ser cristão implica ser imagem de Cristo em qualquer lugar que eu esteja, para daí nascerem novas realidades transformadoras: sejam existenciais (homem novo) e físicas. E o trabalho não é feito sozinho, abandonado, mas com a ajuda do Senhor (v. 20) que “subiu ao céu” mas nunca abandonou a sua Igreja.

 

 

______________________________________

1 Glêvison Felipe L. Sousa é graduadoem Engenharia Civil. Concluiu o Curso de Teologia Pastoral na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE-BH.  Membro do Movimento Bíblico Nova Jerusalém em Vespasiano (MG), atualmente é candidato ao diaconato permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Voltar ao Topo