5º Domingo da Quaresma – Ano B

5º Domingo da Quaresma – Ano B

V Domingo da Quaresma do ano B

 

Aproximando o período da Semana Santa, nos coloquemos a disposição do Senhor que imprime em nós hoje o seu amor, a sua aliança de perdão e a sua Palavra irrevogável.

 

Jr 31, 31-34

 

Oráculo de Jeremias, mais conhecido como “oráculo da nova aliança”, supera amplamente o anúncio do regresso à pátria e da nova e feliz vida de Israel. Nele é previsto uma época de relação de intimidade do Senhor com o seu povo eleito, pois Deus mesmo perdoará Israel e o animará a praticar toda a Lei que sinaliza essa aliança. Agora é anunciada uma nova aliança que substituirá o pacto do Sinai, pois ela será eterna, não mais escrita em pedras mas no coração do ser humano, cujos seus elementos básicos são o amor e o perdão.

 

Hb 5, 7-9

 

Aqui o autor da Carta aos Hebreus se serve dos salmos para fazer uma proclamação muito significativa: Jesus Cristo é o Filho de Deus e seu sacerdócio é eterno da maneira de Melquisedec. Jesus então se apresenta cumpridor desse sacerdócio na forma perfeitamente humana ao suplicar por si e ao mesmo tempo pedindo forças para ser obediente no sofrimento, se deixando ser conduzido inteiramente por esse caminho do sacerdócio marcado em sua vida aqui na terra.

 

Jo 12, 20-33

 

A chave de leitura desse texto está no versículo que precede essa passagem de hoje. Ela informa a chegada dos gregos (v 19). O povo corre atrás de Jesus, mas ele sabe que sua exaltação ainda não é agora, pois sua glória está na Hora da Cruz. Por isso Jesus fala que o grão deve morrer para não ficar sozinho. Jesus, sob pressão dos pagãos, inicia sua jornada pois chegou a sua hora, a hora da paixão. João ver aqui a glorificação do Filho pelo Pai, sendo que os dois são glorificados.

 

Mensagem deste Domingo

 

A mensagem das leituras de hoje nos oferece um convite ao abandono nas mãos de Deus, aos seus projetos e a sua plena vontade. No livro de Jeremias, ele é levado a uma luminosa visão do futuro. Deus purifica totalmente o seu povo, depojando-o de tudo o que poderia ainda torná-lo impróprio a guardar essa marca indelével dessa nova aliança que será agora no inteiror do ser humano. Agora, mesmo que o homem falhe em sua promessa com Deus, ele é convidado a mergulhar em si mesmo e aí encontrar-se com o Deus que firmou uma aliança eterna e por isso é interna. O profeta nos convida a fazer a experiência com Deus de forma a ser um testemunho onde não mais precisaremos de conhecer o Senhor pelos outros, mas pela nossa própria experiência de conhecimento de Deus. O desejo expresso dos pagãos que querem ver Jesus nos indica o caminho de aproximação do ser humano que precisa fazer a experiência de Deus por meio de seu Filho Jesus. O V Domingo da Quaresma é o ùltimo antes do Domingo de Ramos. Nos preparemos para esse momento forte da Igreja que é a Semana Santa e escutemos sua voz hoje de maneira nova a nos fazer experimentar do seu amor, aliança indestrutível de misericórdia.

Voltar ao Topo