ROTEIRO HOMILÉTICO 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

ROTEIRO HOMILÉTICO 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

Por Ir. Ana, NJ*

Evangelho Mc 1,29-39

Depois de pregar na sinagoga em Cafarnaum Jesus vai à casa de Simão e André acompanhado  dos seus discípulos Tiago e João, lá Jesus realiza a cura da sogra de Simão, tomando-a pela mão. Vemos aqui um Jesus bem próximo que se aproxima, toca as pessoas e as cura. Após a cura da mulher ela se coloca prontamente a serviço do Reino. Num segundo momento vemos todos os doentes e possuídos pelo demônio levados até Jesus para que sejam curados. Todos da cidade o procuram então ele decide partir para pregar em outros lugares. As curas realizadas por Jesus são sinais de algo maior o Reino de Deus que se faz presente em meio ao seu povo. As doenças e os sofrimentos humanos revelam a fragilidade e estado de insegurança do ser humano. A presença de Jesus revela a humanidade uma restauração total do ser humano e as curas deixam entrever um momento da ação salvífica de Deus. O desejo de Deus para a humanidade é a harmonia plena entre terra e céu.

1ª leitura Jó 7,1-4.6-7

Vemos aqui um homem atormentado pela miséria da existência humana, Jó acusado sente-se inocente e injustiçado. Não tem a coragem de se abandonar em Deus pedindo-lhe que intervenha em seu favor. Como último ato sua oração se resume em pedir ao Senhor que se lembre, é esse um termo que nas orações de Israel serve para lembrar a Deus da Aliança feita com seu povo e da promessa de fidelidade por ele empenhada.

2ª Leitura I Cor 9,16-19.22-23

Paulo fez uma opção: ser pregador do Evangelho, vivendo para isso e empenhando toda sua vida nesse encargo. Ele teria direito a muitas regalias, no entanto renunciou a todas elas, pois anunciar a palavra de Deus não é um emprego qualquer é uma necessidade vital de sua vocação cristã. Para que o reino de Deus aconteça entre nós é necessário que cada um realize aquilo que lhe foi confiado pelo Pai.

Pistas para reflexão:

A liturgia nos convida a refletirmos o porquê vamos ao encontro de Jesus, será que estamos interessados em segui-lo ou em resolvermos nossos problemas, curar nossas enfermidades, termos prosperidade? Nós não vimos à sogra de Simão (Pedro) pedindo para ser curada, Jesus entrou na intimidade daquela casa e percebeu sua enfermidade. Após ser curada ela se colocou a serviço. Acontece hoje em nosso meio que as pessoas vão até Jesus como as multidões naquela época simplesmente querendo curas, milagres e bênçãos. Jesus tinha consciência de sua missão  anunciar o Reino, torna-lo presente em meio a humanidade e as curas eram apenas um sinal disso. E nós temos consciências da nossa missão? Será que não estamos nos desviando do nosso foco? Seguimos a Jesus por quem Ele é para nós ou pelo que Ele faz por nós e pelos nossos familiares e amigos.

 

* Graduada em Filosofia e Teologia pela FCF. Atualmente curso especialização em estudos bíblicos pela mesma instituição.

 

Voltar ao Topo