Os Jogos Olímpicos e o apóstolo Paulo

Os Jogos Olímpicos e o apóstolo Paulo

Por Pedro Ferreira de Lima Filho*

(Texto publicado no Jornal O Povo – Caderno Espiritualidade – Pág. 28 – 22 de Julho de 2012. )

A expressão “Deus, salve a rainha” é conhecida mundialmente, bem como as cartas de São Paulo. Se de um lado o povo inglês é ensandecido pela a rainha, por outro lado o povo cristão admira o apóstolo da Universalidade, por excelência. A terra da rainha foi a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna em 1908, a segunda em 1948 e agora a terceira em 2012.

Apesar de ser a capital dos “casamentos reais” cheios de pompa e tudo mais, a cidade é muito mais do que isso. Londres é famosa por seus museus, pontos turísticos, músicas e diversidade cultural. A mesma será a sede dos XXX Jogos Olímpicos de Verão de 2012, durante os dias 27 de julho a 12 de agosto, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos de Verão, que se realizarão no período de 29 de agosto a 9 de setembro de 2012. Londres é uma metrópole cosmopolita com cerca de 7,4 milhões de habitantes.

Para além da dimensão artística e espetacular, a prática dos esportes nas Olimpíadas também pode nos levar a Deus. Como nos recorda o apóstolo Paulo: “Vocês não sabem que no estádio todos os atletas correm, mas só um ganha o prêmio? Portanto, corram, para conseguir o prêmio. Os atletas se abstêm de tudo; eles, para ganhar uma coroa perecível; e nós, para ganharmos uma coroa imperecível. Quanto a mim, também eu corro, mas não como quem vai sem rumo. Pratico o pugilato, mas não como quem luta contra o ar. Trato com dureza o meu corpo e o submeto, para não acontecer que eu proclame a mensagem aos outros, e eu mesmo venha a ser reprovado” (1Cor 9, 24-27). Portanto, cada cristão é convidado a se tornar um atleta de Cristo, fiel e destemido anunciador do Evangelho.

Recapitulando a celebração da missa no Estádio Olímpico de Roma por ocasião do Jubileu dos Desportistas, em 1984, ano santo da redenção, o inesquecível Beato Papa João Paulo II dizia: “Através da metáfora da competição desportiva, o apóstolo põe em evidência o valor da vida, comparando-a a uma corrida rumo a uma meta não só terrestre e passageira, mas eterna. Uma corrida em que não só um mas todos podem ser vencedores”. Assim, as orientações deixadas pelo santo padre João Paulo II são extremamente relevantes para nossa vida prática.

As modalidades desportivas são sumamente importantes para desenvolver desde a infância valores como a lealdade, a perseverança, a amizade, a partilha e a solidariedade. São Paulo, grande “desportista” de Cristo, se expressa: “Irmãos, não acho que eu já tenha alcançado o prêmio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente. Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo” (Fl 3,13-14). Por isso, viver, testemunhar e anunciar a Palavra de Deus é o “esporte” mais completo e saudável no meio cristão.

São dignos de reconhecimento os atletas que se preparam com todo empenho e querem superar seus limites em busca das medalhas de ouro, prata e bronze. Quanto a nós, corramos não atrás das medalhas, mas da glória de Deus. O sucesso não depende do vigor físico, do aperfeiçoamento técnico; depende especialmente da paz de espírito decorrente das virtudes cristãs. Nesse caso nos pode ajudar o modelo deixado por São Paulo: “Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me entregará naquele dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação” (2Tm 4,7-8).

As Olimpíadas de Verão encantam e despertam nobres sentimentos em todos os povos, ecoando o desejo da paz mundial. Do mesmo modo, hoje tenciona congregar os povos através da fraternidade, amizade, união e amor. Atletas de quase todos os países do mundo se reunirão para competir nas mais emocionantes modalidades desportivas. Afinal, Londres 2012 começa em nossos corações! Deus, salve a rainha! Deus proteja os atletas! Que venha as Olimpíadas de Londres 2012!

*Pedro Ferreira de Lima Filho é católico, consultor pedagógico, doutorando em Teologia e professor da rede estadual.

Voltar ao Topo