Solenidade da Páscoa do Senhor

Solenidade da Páscoa do Senhor

Por Ir. Ana, NJ*

 

At 10, 34 a. 37-43, Sl 117; Cl 3, 1-4; Jo 20, 1-9.

Neste domingo celebramos a Páscoa de Jesus. Depois de quarenta dias onde a mensagem era a conversão; após fazermos o memorial da paixão e morte de Jesus no tríduo pascal a liturgia de hoje nos remete ao memorial do fundamento da fé cristã que è a ressurreição de Jesus Cristo.

Nossa fé está fundada em um Deus-homem que após uma morte humilhante numa cruz é ressuscitado por Deus em vista da salvação da humanidade. Sendo assim o Ressuscitado abre-nos a porta de uma nova realidade, isto é, uma vida plena, onde a morte não nos assusta mais, pois agora com Jesus ela foi vencida.

Na primeira leitura temos o testemunho dos seguidores de Jesus: os apóstolos. Aqueles que outrora caminharam com Jesus quando de sua vida terrena, aqueles que presenciaram sua morte, seu sepultamento e principalmente sua ressurreição, logo, este anuncio é o fundamento de nossa fé e consequentemente de nossa  igreja.

Na segunda leitura o apóstolo Paulo nos ensina que nossa vitória é a vitória de Cristo Jesus: A Ressurreição. E como vitoriosos em e com Cristo devemos sempre estar voltados para as coisas do “alto”, contudo devemos ter cuidado para que esse olhar para o alto não nos deixe alheios às coisas da terra, aos problemas  do nosso dia a dia; pois os verdadeiros seguidores do Ressuscitado devem ter os olhos voltados para o céu mas os pés firmes na terra.

O Evangelho nos mostra a cena do túmulo vazio que quer nos dizer que o mesmo não deteve Jesus, o Filho de Deus. A morte não triunfa mais, pois foi vencida por Ele.

Cabe agora a nós, depois dessa experiência da ressurreição de Cristo, levarmos a boa nova desta a todas as pessoas como fizeram no princípio as primeiras testemunhas: os apóstolos. Como primeira missão temos que propagar o anuncio da ressurreição, em seguida temos por missão ressuscitar todos aqueles que aceitarem Jesus como Salvador; como faremos isso? Levando para as pessoas a vida plena em Cristo; quando com os pés firmes neste chão, procuramos, como cristãos, construir o Reinado de Deus no mundo; levando luz, pão água, saúde e justiça, resgatando a imagem e semelhança de cada filho e filha de Deus perdida, em um mundo secular, egoísta e globalizado.


* Graduada em Filosofia e Teologia pela FCF. Atualmente cursa especialização em estudos bíblicos pela mesma instituição.

Voltar ao Topo