Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso

Lc 6,36-38 – “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”

  • Leitura: o que o texto diz?

O Evangelho de hoje relembra aos leitores a estreita ligação que há entre nossos gestos e opções e ação divina na nossa vida. Ao que parece, este texto é uma releitura lucana do imperativo da perfeição: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48), porém com a roupagem lucana. Este, mais que uma comunidade de perfeitos, busca pessoas misericordiosas, dispostas a perdoar os erros e pecados dos outros. Portanto, Lucas insiste na ideia de que a comunidade é lugar de perdão. Mais que opção, o perdão aos irmãos é condição indispensável para se alcançar o perdão divino. Por isso, o autor relembra a medida proporcional do julgamento divino. No fundo, este momento último refletirá as nossas decisões a favor ou contra o perdão.

  • Meditação: o que o texto me diz?

Observando o Evangelho de hoje, verificamos que ele aponta para o papel essencial do perdão na comunidade cristã. Em vista disso, é oportuno interrogar-se acerca de sua necessidade pessoal de conceder o perdão a alguém que te machucou. Muitas vezes nos tornamos escravos de mágoas que nos dominam e determinam muitas de nossas atitudes. Reflita um pouco, existe alguma mágoa em você? Alguém que você precise conceder o perdão? Muito importante também é tomar a via na outra direção e indagar-se: “Existe alguém que eu machuquei? Alguém a quem preciso pedir perdão?”.

  • Oração: o que o texto me faz dizer?

O tema do perdão é recorrente na vida de qualquer cristão, seja quanto a pedi-lo ou a concedê-lo. Em face a esta constatação, cabe a pergunta: “Quais são os empecilhos para que você perdoe ou seja perdoado?”. E quanto às atitudes de condenação, muitas vezes presentes em nossas vidas, você tem conseguido vencê-las? Diante de tudo isso, qual a direção que o texto faz você seguir? Quais apelos são mais intensos ao teu coração?

  • Contemplação

Incentivado por esse texto, você pode tentar perceber, em sua história, as marcas que a falta de perdão deixou. Pessoas queridas se distanciaram, amizades foram perdidas, dores intensificadas. Tente perceber quais os motivos tornam esse texto significativo para você. Qual momento mais chamou sua atenção? Reze com esta frase, contemple aquilo que Deus quer de você.

  • Ação

Tendo em vista este exigente texto de hoje, duas atitudes bem relevantes podem ser sugeridas. A primeira seria evitar a as atitudes condenatórias que muitas vezes insistimos ter. Seja por meio de um olhar, de um gesto ou em um pensar. A segunda, seria dispor-se à prática do perdão, pedir ou conceder, a quem está magoado com você ou que te feriu. Mais significativo do rezar com a Palavra, é colocá-la em prática.

Ir, Pe. Márcio Santos, INJ

*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São Paulo Apóstolo em Mossoró-RN, Brasil. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Leciona na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

Fonte: https://lectionautas.com.br/sede-misericordiosos-como-vosso-pai-e-misericordioso/

Voltar ao Topo