“O Filho do Homem veio para servir e dar sua vida…”

“O Filho do Homem veio para servir e dar sua vida…”

Texto Bíblico: Mt 20,17-28

  1. Leitura: o que o texto diz?

Hoje nos deparamos com o terceiro anúncio da Paixão de Jesus. Enquanto sobe para Jerusalém, o Mestre quer preparar seus discípulos para que não se escandalizem e nem percam as esperanças. Textos como este querem fixar no coração dos discípulos que a cruz, embora momento difícil, não será o fim da caminhada. Jesus é capaz de superá-la. Contudo, os discípulos parecem não captarem a gravidade da situação que se impõe. Sempre que Jesus tenta alertá-los, dão um jeito de mudarem o assunto. No texto de hoje, é a mãe dos filhos de Zebedeu que pede um lugar reservado para seus filhos. Jesus, prontamente, rechaça esta ideia. O discipulado não consta de cadeiras cativas, mas de pessoas que querem servir ao Reino, as quais não se importam com os primeiros lugares, mas buscam beber do mesmo cálice que o mestre.

  • Meditação: o que o texto me diz?

Este texto explicita duas realidades muitas vezes presentes em nossas comunidades e nossas vidas. A primeira delas é ignorar a presença da cruz na vida cristã. É comum cristãos que, ao primeiro sinal de dificuldade, reclamem, murmurem ou queiram deixar a missão. Jesus queria alertar a seus discípulos que a cruz é inerente a seu mistério. A segunda realidade é a busca pelos lugares mais importantes. Isso acontece quando confundimos missão com privilégio. Passamos a acreditar que merecemos os melhores lugares, os maiores elogios etc. Na verdade, esses dois equívocos devem ser retirados de nossa caminhada de fé. Mesmo aqueles que caminhavam lado a lado com Jesus possuíam equívocos em sua experiência, por isso é primordial você se perguntar sobre possíveis equívocos que você tenha experimentado.

  • Oração: o que o texto me faz dizer?

Ao anúncio de Jesus, aquela mulher se preocupou com garantir o lugar de seus filhos. Como mãe queria aquilo que julgava melhor para eles. Por seu turno, a resposta deles foi que “sim, poderiam beber do mesmo cálice”. Não fugiriam quando chegasse a hora de dar sua vida pelo Reino. Qual é então a sua resposta ao Mestre? Qual sua postura em face ao mistério da cruz? Você já consegue perceber que o cristianismo é muito mais do quer falar de Jesus? Entendeu que é uma realidade que implica toda a nossa vida e mexe inteiramente com nosso ser?

  • Contemplação

Quais realidade do seu interior são tocadas com esses percepções? Quais os sentimentos que se levantam? Em que áreas de sua vida Deus quer tocar neste dia de hoje? Será que, à semelhança daqueles discípulos você tem tentando fugir do compromisso árduo, ignorar a cruz? Ou será que o evangelho denunciou em você a inclinação por cristianismo de primeiros lugares? Deixe que, nesse momento, o Espírito vá suscitando em você uma verdadeira abertura para ouvir aquilo que Deus quer falar.

  • Ação

Embora o enredo da narrativa tenha um tom de equivoco, quando a mãe se preocupa mais com o lugar que os filhos ocuparão, é preciso reconhecer que ele culmina em um compromisso essencial: os discípulos acreditam beber, e beberão, do mesmo cálice (v. 23). Portanto, é oportuno que você também assuma um compromisso com o Mestre. Iluminado pelo Espírito Santo, perceba quais atitudes você deve tomar a partir desse texto tão intenso.

Fonte: https://lectionautas.com.br/o-filho-do-homem-veio-para-servir-e-dar-sua-vida/

Voltar ao Topo