A vinha que cada um é

A vinha que cada um é

Texto Bíblico: Mt 21,33-43.45-46

Leitura: o que o texto diz?

A liturgia, neste dia, reflete o evangelho dos vinhateiros homicidas. Trata-se de uma analogia de Jesus, por meio da qual o mestre denuncia a resistência de muitos líderes religiosos de sua época. Esta parábola, Jesus conta para os sacerdotes e os anciãos do povo, a liderança de Israel. Pessoas que deveriam ouvir e ensinar o pleno cumprimento da Lei, mas que preferiram tramar a prisão de Jesus. O Mestre toma a parábola de uma imagem corriqueira, o arrendamento de uma vinha. Esta prática implicava em uma relação de confiança, por meio da qual um se comprometia emprestar sua terra e outro a devolver parte dos frutos gerados. Na analogia apresentada, a vinha é Israel, que Deus deixou aos cuidados dos líderes religiosas, para que entregassem os frutos a seu tempo. Porém, se recusaram a cumprir o pacto. Por isso, o dono da vinha mandou seus “representantes”, os profetas, mas foram rejeitados. Por fim, enviou o seu filho, o herdeiro tem a mesma autoridade do Pai. Porém, a este mataram. O texto apresenta, por meio de uma analogia, a rejeição sofrida por Jesus. Esta rejeição abriu caminho para que outros ficassem com a vinha.

Meditação: o que o texto me diz?

Munido dessas informações tente perceber em quais momentos o texto mais te toca, de que forma ele mexe com você. Quais seriam os frutos que Deus tem “esperado” da vinha de sua vida? Será que você tem devolvido ou se distanciou, se esquivou daquilo que Deus queria de você? Reze para perceber em que medida este texto fala à sua vida, aos seu coração. Observe o cuidado que o dono da vinha dispensou naquele solo sagrado. Perceba que esta vinha também pode ser sua vida, seu ser. Perceba o empenho do Senhor ara com sua vida.

Oração: o que o texto me faz dizer?

Partindo daquilo que mais tocou seu coração, tente perceber os impulsos que o Espírito Santo quer te dar. Verifique o zelo do Senhor para gerar a você. Diante disso, perceba em que medida você tem valorizado a sua vida e a sua relação com Deus. Perceba aquilo que Deus quer fazer em você. Em que direção o texto te faz caminha? Louvor? Gratidão? Receio? Conversão? A partir dos sentimentos que forem surgindo, vai direcionando sua experiência e deixando Deus agir.

Contemplação

Tente perceber-se como a vinha que Deus tem cuidado. Quantas vezes o Senhor se preocupou, organizou, preparou e cuidou da vinha que você é? Contemple sua história e constate as marcas de Deus em você, a certeza de que você é solo sagrado do Senhor e, por isso, deve gerar os frutos que esperados por ele. Diante disso, é importante se perguntar pela qualidade dos frutos que sua vida tem dado. São frutos de amor e perdão ou de fechamento ao irmão? O mais importante é compreender que o amor de Deus é que rega essa terra fértil do seu coração.

Ação

É então momento de tomar uma atitude a partir daquilo que foi rezado. Agir diferente dos vinhateiros que usurparam a propriedade do Senhor. É o tempo de devolver os frutos esperados por Deus: conversão, bondade, compaixão, amor etc. Que você possa crescer em cada uma dessas dimensões a partir de gestos concretos.

Ir. Pe. Márcio Santos, INJ

*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São Paulo Apóstolo em Mossoró-RN, Brasil. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Leciona na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

Fonte: https://lectionautas.com.br/a-vinha-que-cada-um-e/

Voltar ao Topo