6º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B

6º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B

6º DOMINGO DA PÁSCOA-ANO B


At 10, 24-25. 34-35. 44-48; Sl 97(98); 1 Jo 4, 7-10; Jo 15, 9-17.

“ Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu mando”.

         As leituras de hoje nos remetem a uma nova maneira de assembléia. A novidade da doutrina do Ressuscitado é a fraternidade entre seus membros. A doutrina de Cristo não está fundada em práticas externas e práticas cultuais como no judaismo, mas em apenas uma prática: no amor entre seus membros.

Na primeira leitura Lucas nos mostra a manifestação do Espírito Santo entre os pagãos. Pedro vendo essa estupenda manifestação não tem outra alternativa se não batizar a todos em nome de Jesus Cristo e reconhece que o único critério da entrada dos novos cristãos é reconhecer Jesus como único Salvador e a vivencia da fraternidade e da justiça entre seus adeptos  torna-se o maior de seus mandamentos.

Na primeira carta de João o autor irá fundamentar esse amor fraterno que move a assembléia cristã nascente. A fonte desse amor é o próprio Deus. O critério para sermos filhos de Deus é o amor. A maior prova do amor de Deus foi ter enviado seu Filho ao mundo. Portanto, quem não ama não conhece a Deus, pois Ele é amor.

No Evangelho Jesus faz um apelo para que seus discípulos amem-se uns aos outros. O parâmetro para esse amor é o próprio amor que O  liga ao Pai. Um amor incondicional, sem medidas que vai até o ato extremo da cruz.

O amor oferecido por Cristo aos seus seguidores não é um amor puramente humano, pois este tem sua seiva (alimento), no próprio Cristo; é um amor que transcende. Por fim o mestre diz que seus seguidores devem ser seus amigos e não servos. Qual o sentido dessa afirmação de Jesus? Ele não quer que seus seguidores andem atrás Dele mas quer tê-los caminhando ao seu lado; compartilhando suas dores e tristezas; carregando seus fardos pesados; se alegrando junto e também chorando junto, assim como fazem os verdadeiros amigos.

Pois somente depois de termos feito essa experiência com o Ressuscitado poderemos também viver esse amor e essa fraternidade plena em nossa Igreja.

 

Ir. Ana Alencar, nj

Graduada em Teologia pela F.C.F.

Fortaleza, 13 de maio de 2012.

Voltar ao Topo