A Revista Bíblica Brasileira (RBB) quer ser um instrumento de trabalho para aqueles que têm sede de aprofundar os seus conhecimentos bíblicos e não querem ficar apenas no nível duma leitura ingênua. Uma leitura simples, piedosa, ingênua, é muito boa e vem ajudando muita gente; no entanto, muitos problemas questionam hoje a nossa maneira tradicional de aprender a fé católica.
A Teologia da Libertação, mas também as múltiplas seitas protestantes, o espiritismo, as novas religiões orientais e um certo ceticismo generalizado pelos meios de comunicação exigem de nós uma resposta mais adulta. Estamos no canto da parede! Temos que dar conta de nossa fé perante as críticas e, sobretudo, perante nossos próprios filhos, que querem conhecer as razões de nossa fé. A resposta encontra-se na Bíblia.
Mas não basta escolher um trechinho gostoso, que satisfaz a nossa sensibilidade momentânea. É necessários saber de onde vem e para onde vai a palavra de Deus (Jo 3,8). É indispensável, pois, criar a coragem de ler a Bíblia do início até o fim e de questionar sobre a sua mensagem fundamental e sobre o que ela tem para dizer de tão importante para os homens, as mulheres, os jovens e até as crianças de nossos tempos. Se é palavra de Deus, o fato de a entender ou não entender não é ponto facultativo.
A Bíblia está em nossas mãos, à nossa disposição (Dt 30,11-14). É a palavra que os salva hoje, mas também que nos julgará amanhã. Não temos a desculpa de dizer que ela é difícil; pois para entender a informática, a contabilidade, a legislação social, a engenharia etc., somos capazes de enfrentar estudos muito mais técnicos e difíceis; mas para a palavra de Deus, achamos que não podemos.
Está na hora de assumir a nossa responsabilidade de adultos em nossa fé cristã e de poder dar razão da nossa fé. A RBB quer ser um instrumento que lhe ajuda a pensar e a aprofundar. Ela se esforça de ficar sempre al alcance de qualquer leitor de boa vontade, que aceita de fazer um pequeno esforço para entender melhor a sua fé. Ela almeja principalmente os estudos em grupos que se interessam e estão motivados para aprofundar a sua fé. Ela deseja ser um instrumento que prepare um nova Evangelização para o Terceiro Milênio.
Ir. Pe . Caetano ,INJ